Advogado tributarista: quando e por que contratar?
Advogado tributarista, afinal quando e por que contratar esse profissional? Essa é uma dúvida muito frequente entre os empresários e microempreendedores. E por isso, acabam perdendo oportunidades e deixando de contar com essa ajuda que é vital para o crescimento da empresa.
Para evitar isso, nós vamos trazer informações sobre o que faz e qual a importância do advogado tributarista. Dessa forma, você saberá quando contratar o profissional.
Quando procurar um advogado tributarista para minha empresa?
É importante procurar um advogado tributarista quando se tem dúvidas ou problemas relacionados a impostos de seu negócio.
Muitas vezes, os empresários acham que somente o contador é suficiente para lidar com as questões tributárias. Entretanto, existem questões relacionadas às leis tributárias que são demandas para um advogado especializado.
E em especial as empresas de médio e grande porte precisam desse tipo de suporte para que o advogado tributarista possa auxiliar na adequação da empresa.
Dessa forma, ele poderá ajudar a tomar decisões informando as questões fiscais envolvidas, planejar etapas para que o crescimento da empresa seja saudável do ponto de vista legal e muito mais.
O advogado tributarista pode ser contratado quando há uma demanda a ser resolvida, bem como, quando há demanda de assessoria.
De modo que, seja possível contar com o profissional para auxiliar na tomada de decisões e ter um consultor altamente especializado para orientar os gestores da empresa no âmbito de decisões que precisam ser balizadas pelos indicadores legais.
Como o advogado tributarista contribui para minha empresa?
O advogado tributarista pode contribuir para sua empresa em diferentes frentes, como nos processos judiciais e administrativos que envolvem as questões tributárias do negócio.
Além disso, é um profissional que realiza consultas e para esclarecer as dúvidas sobre o correto cumprimento das obrigações tributárias da empresa.
Dessa forma, o advogado consegue legalmente reduzir os encargos tributários, aproveitando condições legais que beneficiam seu negócio.
Bem como, contribui para o crescimento da empresa por auxiliar no âmbito do planejamento. Portanto, o advogado tributarista é útil e um consultor necessário para quem tem um negócio e deseja que essa empresa cresça de forma organizada, sem surpresas indesejadas em relação ao âmbito fiscal e tributário.
Advogado tributarista e contador trabalham juntos
É importante destacar que, o advogado tributarista e o contador são profissionais que atuam em conjunto e não concorrem entre si.
Apesar de parecer que ambos fazem o mesmo trabalho, na prática não é assim que funciona! Na realidade, o advogado tributarista observa a questão fiscal e tributária do âmbito legal da empresa.
Enquanto o contador é responsável por cuidar dos números que envolvem o negócio, planejar o pagamento dos tributos, orientar em questões fiscais e tributárias no âmbito da contabilidade. Por isso mesmo, é fundamental que uma empresa em crescimento tenha o suporte dos dois profissionais e não apenas do contador.
Uma vez que, o advogado tributarista poderá fazer ajustes necessários para que o crescimento da empresa seja saudável e livre de multas e sanções.
Toda empresa precisa de um advogado?
Toda empresa que deseja crescer deveria contratar um advogado tributarista. Ele contribuirá para lidar com as questões fiscais e evitar problemas legais que possam causar prejuízos.
Portanto, é interessante planejar a vida financeira da empresa para que essa contratação seja feita quando o crescimento é desejado.
Afinal, o advogado tributarista irá atuar junto com a equipe contábil para que seja possível ter bons resultados para seu negócio.
Desencadeando o enquadramento correto da empresa no âmbito fiscal e tributário. Além disso, o profissional poderá ajudar no correto planejamento para que a gestão da empresa não cometa erros que possam ensejar multas e sanções. Conte com a equipe Mota & Silvestri Advocacia para te auxiliar em questões tributárias.