Advogado tributarista e contador: Tudo Que Você Precisa Saber
Sabia que advogado tributarista não é contador? Muitas pessoas confundem por ambos os profissionais atuarem na área tributária da empresa. Entretanto, são funções diferentes e olhares distintos para a questão tributária de seu negócio.
Ambos os profissionais trabalham com excelência para beneficiar a competitividade do negócio. Por isso, é muito importante ter o cuidado de garantir que conheça as funções do advogado tributarista para contratá-lo quando houver necessidade.
Uma vez que, é importante para muitos negócios ter um advogado tributarista e um contador atuando em conjunto para beneficiar o crescimento da empresa. Entenda mais a respeito.
Complementares e diferentes: entenda a atuação do advogado tributarista e contador
O contador é um profissional que quase todos os empreendedores estão habituados a contratar. Em termos práticos, ele lida com as demandas contábeis e fiscais das empresas.
Enquanto o advogado tributarista traça a estratégia tributária e aspectos legais para que a empresa atue de acordo com a legislação, para evitar que pague tributos em excesso e perca a competitividade.
O advogado tributarista é responsável por fazer toda a parte de estratégia tributária e também pode acompanhar sua implementação.
Visando garantir que a empresa tenha bons resultados por estar em conformidade com a legislação nacional.
Quando é importante contratar os dois?
As pequenas empresas geralmente conseguem ter toda a demanda tributária resolvida pelo contador. Enquanto o advogado tributarista, é um profissional contratado habitualmente por empresas de médio e grande porte.
Justamente por existir maior complexidade envolvida nos aspectos tributários da empresa. Sendo importante fazer uma série de ajustes para que seja possível manter a competitividade da empresa.
A atuação conjunta do advogado tributarista e do contador, possibilita um planejamento detalhado para que a empresa não enfrente problemas em relação ao pagamento dos tributos.
Dessa forma, é possível garantir que o negócio alcance excelentes resultados. Sempre atuando conforme a legislação e garantindo a competitividade no setor.
O advogado tributarista tem papel preventivo e corretivo
Um aspecto fundamental a ser analisado é que, o advogado normalmente é procurado quando existe um problema.
No entanto, é importante perceber que o profissional pode e deve ser contratado para atuar preventivamente.
Uma vez que, o advogado tributarista faz todo o processo de planejamento justamente para que a empresa não cometa erros no pagamento de tributos.
É possível fazer os pagamentos corretamente, evitando que ocorra pagamentos excedentes que o advogado teria que atuar para recuperar. Bem como, garantindo que mediante o planejamento não seja necessário atrasar pagamentos.
Afinal, sabendo todos os detalhes das quitações que precisam ser feitas, a gestão consegue planejar metas capazes de gerar o faturamento necessário para realizar a quitação em dia.
Dessa forma, a empresa estará sempre atuando legalmente, evitando multas e sanções. E no caso de algum problema, o advogado tributarista já contratado também pode atuar na resolução da questão.
O advogado tributarista não substitui o contador
Perceba que, independentemente do porte de sua empresa, o advogado tributarista é um profissional que não substitui o contador.
Ambos possuem a sua importância dentro da empresa, atuando em áreas que se complementam.
Os dois atuam com soluções eficientes para que a parte contábil e fiscal de seu negócio possa funcionar perfeitamente.
A agilidade na resolução de problemas também é um fator importante que o advogado tributarista juntamente com o contador pode proporcionar para seu negócio.
Aproveite que agora já sabe tudo sobre a atuação do advogado tributarista em conjunto com o contador, para beneficiar seu negócio.
Contratando uma boa equipe de profissionais é possível garantir que sua empresa cresça e tenha resultados cada vez mais consistentes. Entre em contato e conheça nossas soluções.